Os games na Educação

Os games na Educação


 

 

A gamificacao é uma atividade que trata de transformar um processo de trabalho ou de aprendizagem ou realização de qualquer tarefa em um jogo ou game. A tarefa que precisa ser realizada pode se tornar divertida e desafiadora, despertando, na pessoa, um maior interesse em ser realizada, caso sejam utilizados elementos do game na sua execução.
A gamificacao propõe utilizar técnicas com reforços e estímulos positivos associados aos elementos de jogos no ambiente escolar para estimular comportamentos e promover o bem-estar nos estudantes. Isso resulta na elevação do desempenho, aliada à satisfação e à alegria de realizar uma tarefa.
A utilização de games, tão apreciados pelas crianças e pelos adolescentes, na educação, pode ser benéfica, quando bem usada, fazendo com que haja mais interesse no que se aprende.
Entre as estratégias a serem aplicadas, destacamos que é preciso treinar os profissionais de educação; deixar claro para o jovem qual é o objetivo do que ele está fazendo; definir regras claras, destacando o objetivo a ser atingido; durante as atividades, mostrar ao jovem como está indo o seu desempenho; dar preferência às atividades coletivas, para despertar a cooperação entre os jovens; pedir que ele complete a tarefa em um período de tempo determinado, gerando uma competição saudável entre os participantes.
A gamificacao na educação tem um grande potencial de desenvolver o protagonismo dos jovens e potencializar a aprendizagem, mas essa estratégia pedagógica, como qualquer outra, requer um profissional da Educação bem formado e que saiba desenhar ações didáticas com objetivos claros. Deve haver integração com o projeto pedagógico da escola. Ela não substitui o bom professor. Por isso, antes de se investir em plataformas de games, jogos de tabuleiros, materiais digitais ou analógicos, deve-se investir no corpo docente, com salários dignos e estímulos à formação continuada.