Alfabetização Para Todos

A alfabetização de crianças e adultos pode mudar de maneira significativa os rumos de um país, uma vez que, quanto maior o acesso do indivíduo a tudo o que a leitura oferece, seja por via cultural, lazer ou até mesmo pela própria educação, maiores são as chances de conquistar melhores oportunidades no mercado de trabalho e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida e acesso a novos caminhos.


Assim sendo, esta discussão tem uma relevância muito grande, já que não só conscientiza sobre a importância de saber ler e escrever, como também discute e propõe alternativas possíveis para que a alfabetização seja acessível a todos.


A etapa mais importante do desenvolvimento infantil se inicia na primeira infância. Nesta fase, a aprendizagem acontece inicialmente por meio das brincadeiras, musicalidade, artes e tantas outras atividades que despertam a curiosidade das crianças.


Desde que nasce, a criança já tem contato com situações nas quais o letramento está presente. Seja pelo contato com a literatura infantil, seja pelas brincadeiras cantadas, trabalho com rimas e a consciência de palavras está bastante presente.


Os desafios aos educadores são inúmeros. Cada vez mais é de suma importância se discutir políticas públicas a respeito que apoiem os educadores e pais para enfrentar esse processo.


Como demonstrou Jean Piaget, no século passado: a aprendizagem é um processo ativo. A criança é ativa na forma de tentar compreender o mundo. Então, a melhor versão não é aquela que você põe uma criança sentada, passiva, recebendo informação. A melhor situação de aprendizagem é aquela onde há um processo de interação desse conhecimento. Ou seja, quando um questiona e o outro responde.


Como professor e diretor de escola por muito tempo, Lupparelli sempre tem a temática que envolve as questões ligadas à educação pública nas suas propostas na atuação da vereança e seu compromisso com a educação pública da Cidade.

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