Dia Nacional da Educação Infantil

Neste mês especial, da Primeira Infância, onde se comemora o Dia da Infância (24/08) e o Dia Nacional da Educação Infantil (25/08), gostaria de destacar o meu apreço a essa faixa etária e o quanto a mesma é fundamental nos seus direitos garantidos, para o crescimento e o aprendizado.

“Acredito que cada passo dado, cada palavra falada e cada sorriso compartilhado moldam os alicerces do futuro. Vamos transmitir às nossas crianças amor, atenção e apoio, construindo um amanhã repleto de brilhantes oportunidades. Na Primeira Infância, cada descoberta é uma janela que se abre para um mundo de possibilidades.” 

A escola tem um papel fundamental no desenvolvimento infantil, uma vez que, durante essa fase da vida, as crianças passam por um período de intenso crescimento e desenvolvimento em diversas áreas, incluindo física, cognitiva, emocional e social. De acordo com o primeiro relatório global sobre educação infantil do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), as crianças matriculadas na educação infantil possuem duas vezes mais probabilidade de adquirirem habilidades básicas de alfabetização e matemática, em comparação às que não participaram dessa primeira etapa escolar.

Segundo o BNCC (Base Nacional Comum Curricular), as atividades para Educação Infantil promovem o desenvolvimento das habilidades motoras grossas e finas, aprimoram a percepção sensorial e fomentam a habilidade de se concentrar e focar de forma lúdica. Além disso, tais atividades também permitem ampliar as interações sociais, aprimorar as habilidades linguísticas e o senso ético, assim como favorecem a elevação da autoconfiança, entre outras características igualmente relevantes.

Um dos pilares do meu mandato é apoiar incansavelmente as questões relacionadas às crianças na garantia dos seus direitos, principalmente a Educação.

Só se constrói uma nação forte, com Educação!

Compartilhe este artigo

SIGA CÉLIO LUPPARELLI!

Participe de nossas redes sociais

Fale agora conosco!