Frente Parlamentar – Segurança nas Escolas (1ª reunião)

Audiência Pública sobre segurança nas escolas reúne várias autoridades

Por iniciativa do vereador professor Célio Lupparelli, presidente da Frente Parlamentar para acompanhar e fiscalizar a segurança nas escolas, foi realizada a primeira audiência pública que reuniu diversas autoridades.

O vereador professor Célio Lupparelli abriu a audiência lembrando que esta é a primeira e que, por isto, apenas seria para ouvir o que tem sido feito a respeito do tema, já as perguntas serão encaminhadas para o próximo encontro. O vereador  disse: “o tema é perigoso para a sociedade e a questão necessita de muita cautela e de um trabalho conjunto entre autoridades, comunidade escolar e pais de alunos. A dinâmica é tomarmos ciência sobre o que está sendo feito para que possamos tranquilizar alunos, professores, familiares e toda a sociedade.”

O Secretário Municipal de Educação Renan Ferreirinha disse que desde 2001 há continuidade em protocolos internos. Disse também, ter visitado escolas americanas para  conhecer as estruturas e o tipo de prevenção que fazem.  Ele apresentou o aplicativo Escola Segura e mostrou seu funcionamento.

O Delegado Luis Henrique Marques Pereira, representando a Polícia Civil, disse que já foram apreendidos 22 adolescentes que poderiam causar algum tipo de problema ligado à violência em escolas.  Já Rafaela Jahana, Defensora Pública, defendeu a escola segura, mas acolhedora, e disse que a Defensoria já enviou ofício para as Secretarias Municipal de Educação e Estadual de Educação, com sugestões, incluindo maior envolvimento de pais e comunidade e monitoramento pelos próprios funcionários. O representante da Secretaria Estadual de Educação, Wesley Neves disse que a escola acaba sendo um reflexo da sociedade e que ter um vereador professor é muito gratificante por conhecer esta realidade.

O vereador professor Célio Lupparelli encerrou a manhã com sugestões de medidas preventivas e convidando a todos para a próxima audiência pública.

Estiveram presentes: Renan Ferreirinha, Secretário Municipal de Educação, Magno Moraes, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Ordem Pública, Marcelo Furtado Serra Nunes, inspetor da Guarda Municipal, Ailton Ramos, Coordenador de projetos Especiais – Ronda Escolar, Pablo Sartori, delegado da delegacia de crimes de informática, Luiz Henrique Marques Pereira, delegado  responsável por crimes contra criança e adolescente vítima, Graciel de  Almeida Martins, subinspetor da Guarda Municipal, Marcelo Furtado Serra Nunes, inspetor da Guarda Municipal, Fidelina da Silva, Conselho Escola Comunidade, Vanessa Anjos Conselho Escola Comunidade (funcionário), Thiago da Silva Bello, conselho diretor Secretaria Municipal de Educação, Wesley Neves representante da Secretaria de Estado de Educação, Cristiane Santana, Coordenadora de Direitos e Conselhos SMAS, Ailton Ramos de Souza, Coordenador de Projetos Especiais  Ronda Escolar, Rafaela Jahara, Defensora Pública.

Compartilhe este artigo

SIGA CÉLIO LUPPARELLI!

Participe de nossas redes sociais

Fale agora conosco!