Medalha Pedro Ernesto para a Educação

Na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, Vereador Professor Célio Lupparelli entrega Medalha Pedro Ernesto a Coordenadoras Regionais de Educação: professoras Jô Brilhantino e Tania Bendas.

As Coordenadoras Regionais de Educação das escolas que compõem a área da Oitava e Décima Primeira CRE Rio de Janeiro, professoras Jô Brilhantino e Tania Bendas, receberam nesta terça-feira (19/09) a Medalha Pedro Ernesto, da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, entregue pelo Vereador Professor Célio Lupparelli.  Estiveram na solenidade os representantes da Secretaria Municipal de Educação, Diretores das escolas da Rede Municipal de Ensino assim como representantes do Sindicato dos Profissionais de Educação.

Ao discursar, a respeito do momento da homenagem, o vereador Professor Célio Lupparelli destacou: “a Câmara de Vereadores da Cidade do Rio de Janeiro, mais uma vez por intermédio do nosso mandato, tem a feliz oportunidade de homenagear representantes ilustres da educação pública municipal. Como só se constrói uma nação forte com educação, sempre que possível, em todos os espaços pertinentes, os diversos profissionais da educação devem ser destacados para que a sociedade demonstre o seu respeito e a sua gratidão por aqueles que dedicam sua vida a essa nobre missão de formar cidadãos dignos e bem-sucedidos, além de transmitir conhecimentos aos jovens. Feliz é a nação cujos componentes reconhecem nos professores os promotores da verdadeira educação cidadã, os catalisadores do processo ensino-aprendizagem e os agentes que, por meio da sua dedicação, incentivam as pessoas a terem a sua liberdade através do aprendizado, da criatividade e do protagonismo do seu crescimento no meio social. Para nosso júbilo, temos hoje a oportunidade de reunir nesta verdadeira festa da educação duas coordenadoras da Coordenadoria Regional da Educação, as professoras Josecy Ramos Cruz Andrade Brilhantino e Tânia Maria de Souza Bendas.”

Professora Josecy é profissional da área da educação há 35 anos. Licenciada em Letras pela UFRJ, foi professora regente de Língua Portuguesa de turmas do Ensino Fundamental II de 1987 a 2000. Participou da equipe da assessoria de integração da 8ª CRE de 2000 a abril de 2002. Foi assistente II da assessoria de integração da 8ª CRE de 2002 a agosto de 2005; assessora de integração da 8ª CRE de agosto de 2005 a maio de 2011; em seguida, assessora adjunta até março de 2013. A partir de março de 2013, coordenadora I da 8ª CRE, que abrange 187 unidades municipais, duas bibliotecas escolares e um polo de educação para o trabalho. Professora Josecy ainda tem formação em gestão pública e curso de pós-graduação lato sensu em Gestão em Educação.

Professora Tânia Maria de Souza Bendas é servidora da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro desde 1986. Sua formação acadêmica na área de educação iniciou em 1977, no curso Normal do Colégio Nossa Senhora da Penha. Cursou Pedagogia no Centro de Ciências Humanas e Sociais do Instituto Isabel, e licenciatura plena em Administração Escolar, Supervisão Escolar e Magistério em 1986. Possui MBA de Gestão Empreendedora em Educação pela UFF/SESI – em 2011. Iniciou sua carreira profissional como professora regente no ano de 1986, quando ingressou na rede municipal de educação do Rio de Janeiro como professora de ensino fundamental, na Escola Municipal Padre José Anchieta, até dezembro de 2002. Em 2003, passou a ser diretora dessa unidade, onde ficou por mais de dez anos. No ano de 2013, iniciou seu trabalho como Coordenadora da 11ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), ano em que a coordenadoria foi criada, tendo sob sua responsabilidade 43 unidades escolares municipais da Ilha do Governador.

Formaram a mesa de honra os subsecretários de educação: Antoaine Lousão e Hugo Nepomuceno, assim como os professores, o coordenador da 9ª Coordenadoria Regional de Educação, José Mauro da Silva, Willman Costa e Nazareth Vasconcellos ambos assessores especiais do secretário municipal de Educação Renan Ferreirinha.

Criada em 1980, a Medalha de Mérito Pedro Ernesto é a principal homenagem que a cidade do Rio presta a quem se destaca na sociedade civil. A solenidade aconteceu em 19/09, no Plenário Teotônio Villela, no Palácio Pedro Ernesto (Cinelândia, Centro do Rio).

Compartilhe este artigo

SIGA CÉLIO LUPPARELLI!

Participe de nossas redes sociais

Fale agora conosco!