Prefeitura inaugurou hoje a Arena Carioca 3 no Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado.

Ginásio Educacional, a escola em tempo integral que atenderá cerca de 900 alunos, no ano letivo de 2024. Essa é mais uma ação prevista no Plano de Legado dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, que foi abandonado em 2017 e somente passou a ser executado pela atual gestão municipal, a partir de 2021.

Uma linda homenagem a uma grande atleta que foi a Isabel, uma mulher engajada na vida da cidade e do país, que usou o seu espaço no esporte para defender a juventude e os valores democráticos. Dá o nome a esse ginásio a uma pessoa que queremos que inspire a crianças e jovens da nossa Cidade.

O GEO Isabel Salgado será formado por 24 salas de aulas, recepção, uma unidade de alimentação e nutrição, sala multiuso e outra de apoio pedagógico, área de circulação, sanitários para funcionários e alunos, além de instalações esportivas com duas quadras e locais para a prática de judô, lutas, tênis de mesa e ginástica.

Criado em 2012, o conceito do Ginásio Educacional Olímpico, GEO, é uma escola voltada para o Ensino Fundamental, em tempo integral e que tem como principal objetivo dar oportunidade para os alunos com aptidões esportivas desenvolverem seu potencial, sem abrir mão de uma educação de excelência.

Atualmente, 4.551 alunos estão matriculados nos dez GEOs existentes no Rio: Santa Cruz (2), Pedra de Guaratiba (2), Santa Teresa, Caju, Realengo, Pitangueiras, São Cristóvão e Senador Camará.

Chamados de Ginásios Experimentais Olímpicos no início, os colégios passaram por mudanças ao longo desses dez anos. O significado da letra E da sigla mudou de “Experimental” para “Educacional”, o que indica a consolidação do projeto.

Outra importante alteração foi a ampliação do modelo para os dois segmentos do Ensino Fundamental, passando a atender alunos dos anos iniciais (1º ao 5º), além dos anos finais (6º ao 9º) que deram origem ao programa.

Compartilhe este artigo

SIGA CÉLIO LUPPARELLI!

Participe de nossas redes sociais