Vereador Prof. Célio Lupparelli vai acompanhar os trabalhos.
A partir desta semana, entra em funcionamento a Câmara Juvenil da Cidade do Rio de Janeiro, uma Resolução plenária que data o ano de 2009 e dá posse a vereadores juvenis. Os novos começam hoje, dia 2 de junho de 2023 e são estudantes dos anos finais da Secretaria Municipal de Educação. O projeto envolve formação política e cidadã, construção coletiva, formação de liderança e aprendizagem dos processos legislativos. O projeto mobiliza e traz engajamento da comunidade escolar com os alunos produzindo propostas que correspondam a real necessidade da população.
A posse dos jovens vereadores foi no plenário da Câmara Municipal, onde tudo a princípio é novidade para os aprendizes.
O vereador professor Célio Lupparelli é um dos parlamentares designados para acompanhar o trabalho e funcionamento da Câmara Juvenil.
“É um prazer poder participar de perto deste projeto, tão importante, para os nossos jovens e para a nossa sociedade como um todo. Sou professor e sei bem o significado da soma educação e cidadania. O produto final nos contemplará com jovens instruídos e preparados para o parlamento, assim como, para o trabalho de produção do melhor para a cidade do Rio de Janeiro”, diz o professor vereador.
A visão de educação no projeto tem como foco o desenvolvimento pleno do estudante, contribuindo para a transformação do modo como ele se relaciona com o conhecimento, sua escola e comunidade . O estudante sairá da Câmara Municipal com visão mais crítica, capacidade maior de pensar, sentir, decidir e agir, o que contribuirá para a formação de um cidadão com maior velocidade em solução de problemas e melhor comunicação, mostrando os benefícios de uma sociedade mais justa, igualitária e com mais conhecimento de seus direitos e deveres.
A Câmara Municipal do Rio de Janeiro conduzirá todo o processo formativo, político e regimental do projeto, realizando as etapas referentes à atividade parlamentar como a Posse, eleição da Mesa Diretora, composição das Comissões, deliberação das proposições legislativas, assim como uma tutoria regular de acompanhamento. Já a Secretaria Municipal de Educação conduzirá o processo de divulgação, inscrição e eleição dos membros da Câmara Municipal Juvenil.
Os novos jovens vereadores foram eleitos representados pelas 11 Coordenadorias Regionais de Educação. As aulas serão divididas entre o formato presencial e remoto. Em paralelo a Secretaria Municipal de Educação realizará atividades que envolvam a comunidade escolar, promovendo um grande debate.
Se depender de empolgação, esta legislatura jovial promete comprometimento e destaque no trabalho de cada um.
Ao término da edição deste ano, espera-se ter 51 proposições legislativas elaboradas por meio da construção coletiva, sendo que deste quantitativo, uma parte será enviada para plenário, a fim de que sejam debatidos e votados.
fonte: Gabinete Celio Lupparelli