Frente Parlamentar – Segurança nas Escolas (2ª reunião)

Em sua segunda reunião, a Frente Parlamentar criada para acompanhar e fiscalizar a segurança nas escolas do município aconteceu, nesta quinta-feira (18) de Maio de 2023 na Sala das Comissões da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

O presidente da frente, vereador Célio Lupparelli, ressaltou que as ações preventivas não são simples, e devem ir além da colocação de porteiros, guardas ou policiais nas portas das escolas. “Achamos a ideia interessante, mas não vai solucionar o problema. A violência não pode ser minimizada. Trata-se de um tema complexo e a ação deve ser conjunta de atores como a família, a igreja, o Estado, a mídia e os educadores”. O parlamentar acredita que a solução também não passa pela instalação de detectores nas salas de aula, medida prevista em um projeto de lei rejeitado nesta semana em plenário. 

Célio Lupparelli reforçou que o tema continuará a ser debatido pela frente parlamentar. “Para conseguirmos êxito precisamos estar com a cabeça tranquila. Nós sabemos que neste fórum não teremos as soluções. A intenção é trazer os órgãos diversos, os vetores diversos, os atores diversos para que mostrem o que estão fazendo, para refletirmos e voltarmos ao debate. Esse debate não se esgota agora e, infelizmente, nem daqui a algum tempo. Nosso compromisso é estar vigilante e buscar soluções para esta questão”. Ele se comprometeu a convidar representantes de outros órgãos para os próximos encontros, como da Secretaria Municipal de Saúde, de Assistência Social e da rede de ensino privada.

Outras propostas foram apresentadas pelos membros da mesa que contribuíram muito para o debate:

Hugo Nepomuceno pela Secretaria Municipal de Educação.

Brenno Carnevale secretário de Ordem Pública;

Wesley Neves, representando a Secretária Estadual de Educação;

Carlos Antonio de Mattos, coordenador da 3ª CRE;

Dr. Roberto Mauro de Magalhães e Dra. Ana Carolina Barreto promotores do Ministério Público;

Tenente Coronel Carlos Pimenta representando o Secretário Estadual de Polícia;

Lucas Lowback – Representante da ONG Rio de PAZ;

Representantes da Guarda Municipal.

Compartilhe este artigo

SIGA CÉLIO LUPPARELLI!

Participe de nossas redes sociais

Fale agora conosco!