Vereadores, em reunião, cobram melhorias do serviço oferecido pela concessionária.
Legislativos se reuniram com representantes da Empresa Light, concessionária dos serviços de energia elétrica na capital fluminense, nesta terça-feira (19), para apresentar demandas recebidas e buscar soluções em conjunto. A empresa foi questionada sobre a existência de um plano especial para o verão, estação em que aumenta a demanda por energia por causa do maior uso de equipamentos como aparelhos de ar condicionado, o superintendente institucional da companhia, Daniel Mendonça, se comprometeu a compartilhar com os parlamentares o planejamento já apresentado à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Segundo o gestor, o Plano Verão inclui o aumento de equipes de atendimento, também por causa da maior incidência de chuvas.
Uma das principais preocupações demonstradas é com relação ao tempo necessário para a concessionária responder aos pleitos da população, que tendem a se intensificar na estação mais quente do ano:
Representando a Light, Daniel Mendonça reconheceu que há cerca de 8 mil podas em atraso, colocando-se à disposição para melhorar a interlocução com a Comlurb, responsável pelo manejo das áreas verdes da cidade. Ele revelou ainda que, de acordo com a Aneel, a concessionária tem perda de cerca de 58% da energia distribuída entre consumidores residenciais e pequenos comerciantes.
“Estamos de forma humilde nos disponibilizando a ouvir, e trabalhando para tornar a empresa sustentável. Enfrentamos dificuldades do próprio setor, que é interligado: isso significa que um problema em uma linha de transmissão em outro estado brasileiro pode refletir na nossa operação, como aconteceu em novembro, e nós acabamos levando a culpa. Mas reconhecemos a necessidade de trabalhar junto com os legisladores para podermos melhorar a concessão”, assinalou.
A reunião aconteceu no Palácio Pedro Ernesto, com a participação do Vereador Professor Célio Lupparelli, que como Presidente da Frente Parlamentar que acompanha o processo de climatização das salas de aula nas escolas da rede Municipal de Ensino se posicionou quanto a necessidade de algumas Unidades serem prejudicadas no processo de climatização que dependem do trabalho realizado pela empresa para o aumento de carga.
O superintendente da Light informou que dia 20 de dezembro se reunirá com o Secretário Municipal de Educação para tratar do tema e convidou o vereador para participar.