Todas as fases da vida são bonitas e importantes. Mas, existe uma delas em que nos tornamos um pouco mais vulneráveis a doenças e até a violência: quando atingimos a terceira idade.
O dia 15 de Junho é reconhecido como o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. O reconhecimento feito pela Assembleia das Nações Unidas vem desde 2011.
O abuso ou a violência contra os idosos, na maioria das vezes, acontece dentro da própria casa e pode ter como atores principais ou coadjuvantes os próprios familiares.
São vários os tipos de violência contra a pessoa idosa: a negligência, o abandono, a violência física, a violência psicológica ou emocional, incluindo violência financeira ou material.
De acordo com a Agência Brasil, só nos primeiros cinco meses de 2023 o disque 100 do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, recebeu mais de 47 mil denúncias de violência cometida contra pessoas idosas que apontam para cerca de 282 mil violações de direitos como violência física.
O número destas violações de direitos humanos já é 87% maior do que no mesmo período do ano passado.
O Vereador Professor Célio Lupparelli se surpreendeu com os altos índices divulgados: “ a terceira idade pode ser bela e produtiva, mas, infelizmente, muitos idosos não contam com o carinho e a compreensão familiar. Há, ainda, os que sustentam suas famílias, sendo assim responsáveis pela alimentação e pagamento de aluguéis e contas, sofrendo também com a violência causada pela falta de oportunidades. Precisamos nos engajar em campanhas contra este tipo de violência ou qualquer outra. A humanidade precisa reagir!”
Para enfrentar o tema, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania criou a campanha “Junho Violeta”, a campanha irá durar todo o mês de junho. Algumas peças publicitárias podem ser baixadas na página oficial do Ministério e utilizadas em redes sociais pela população.
Se você desconfiar de algum tipo de violência contra um idoso, procure orientação ou denuncie! Disque 100 (Direitos Humanos) ou 190 (Polícia Militar).
O Vereador Professor Célio Lupparelli sempre estará na luta contra qualquer tipo de violência. Participe do mandato! Siga as redes sociais!