Dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro revelam que um animal sofre maus tratos a cada dois dias em nosso estado. Só em 2022, foram 252 registros de crueldade contra animais e animais silvestres. As principais vítimas foram os cachorros (174), gatos (47) e aves (23). E pasmem, dentre os agressores, os próprios donos ou responsáveis são os causadores, cerca de 68%. Sendo dentro de casa, a maior parte das agressões.
Por tamanha perplexidade, o Vereador Professor Célio Lupparelli é autor da lei que pune maus tratos com animais. A pessoa que for envolvida neste tipo de violência poderá além de perder a guarda do animal, pagar despesas com transporte hospedagem, alimentação e serviços veterinários, além de demais despesas oriundas aos cuidados dispensados com o animal. A lei garante inclusive vedação de aquisição de tutela de animais por agressores durante o prazo de 5 anos.
“ É preciso combater qualquer tipo de agressão contra os animais. Se a pessoa não tem paciência ou condições financeiras para manter um animal de estimação, que faça a doação, mas que não agrida estes seres indefesos. Temos que denunciar estes agressores para que cada vez mais pensem muito antes de praticarem tais atos”, indignado fala o Vereador Professor Célio Lupparellli.
Em caso de denúncias sobre maus tratos você pode ligar:
190 – Polícia Militar
21 2334 7634 – Comando de Polícia Ambiental
Qualquer delegacia também registra ocorrência
Disque denúncia de forma anônima – 03002531177
Não se omita, denuncie!