Câmara Rio, sua história e a comemoração dos 100 anos do Palácio Pedro Ernesto.

A Câmara Municipal é o Poder Legislativo da cidade, um órgão público onde atuam os vereadores e vereadoras, eleitos pelo povo, e que têm como funções principais elaborar as leis, fiscalizar os trabalhos do Poder Executivo (Prefeitura) e sugerir ações e melhorias para a cidade.

Como surgiu? Fundado em 1566, por Estácio de Sá, o Poder Legislativo era formado, inicialmente, apenas por um procurador e um juiz ordinário. Não se evidencia uma sede própria, a época, mas que as reuniões aconteciam nas dependências da Capela de São Sebastião.

Em 1977, o Palácio Pedro Ernesto passou a abrigar a Câmara Municipal, com vereadores eleitos na cidade, que se tornou a capital do novo estado do Rio de Janeiro.

Hoje, em pleno século XXI, há uma nova prática política com a inserção da tecnologia, o povo é partícipe no poder legislativo, propondo leis, informando e denunciando, através dos sites das casas legislativas e o da rede virtual do legislativo nacional – a Interlegis, verdadeiras ferramentas à disposição da participação social e do exercício da cidadania.

E por falar, do Palácio Pedro Ernesto, comemoramos em julho, 100 anos desta incrível obra arquitetônica. Idealizada pelo arquiteto Heitor de Melo, utilizando-se de elementos neoclássicos, iniciou sua construção em 1920, mas somente foi inaugurado em 21 de julho de 1923. Atualmente é um dos maiores conjuntos arquitetônicos de estilo eclético da cidade.

Quer saber mais dessa história? Leia na integra, direto no site: http://www.camara.rio/institucional/historia

E, se quiser falar diretamente com vereador Prof. Celio Lupparelli, é só escolher a melhor forma de contato:

Email: contato@celiolupparelli.com.br

Wzap: 21 96781-5556

Redes Sociais: @profceliolupparelli

#100anosPalacioPedroErnesto #CamaraRio #ProfCelioLupparelli #Lupparelli #TBT

Compartilhe este artigo

SIGA CÉLIO LUPPARELLI!

Participe de nossas redes sociais

Fale agora conosco!