O Dia do Homem foi instituído em 1990 e é comemorado no dia 15 de julho. Desde então, esta data tem por objetivo chamar a atenção do público masculino para o cuidado que deve ter com a sua saúde.
A partir desta data, diversas campanhas foram criadas com o objetivo de lembrar o homem da necessidade de ficar de olho na prevenção de diversas doenças, como por exemplo, o câncer de próstata.
O câncer de próstata é um dos mais frequentes no nosso país. Entre os homens, é o que tem a maior incidência de norte a sul, atingindo todas as regiões. Só na época da Pandemia da Covid, no ano de 2020, 15.841 homens morreram da doença. Quando detectado no início, o câncer de próstata tem um alto percentual de chance de cura, mais de 90%, caso seja detectado no início.
“Os homens são menos cuidadosos com a própria saúde do que as mulheres. É preciso entender de uma vez por todas que a prevenção ainda é a melhor forma de proteção para qualquer doença”, garante o Vereador Professor Célio Lupparelli que também é médico.
Precisamos manter um estilo de vida saudável e isso passa pela alimentação que deve conter baixo teor de gordura e ser rica em vitaminas e minerais. O ideal mesmo é reduzir ao máximo os alimentos ultraprocessados e o açúcar e aumentar a quantidade de frutas, legumes e verduras. Também temos que tentar manter o peso corporal ideal e praticar atividade física diariamente. Não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas é básico para a manutenção da saúde.
Mas, não devemos esquecer que após os 40 anos é fundamental realizar exames preventivos anualmente e fazer acompanhamento médico regular.
No mais, é comemorar a data da melhor forma possível! Parabéns aos homens!
“Só se constrói uma grande Nação com Educação”
Vereador Professor Célio Lupparelli