Dia do homem é todo dia!

O Dia do Homem foi instituído em 1990 e é comemorado no dia 15 de julho. Desde então, esta data tem por objetivo chamar a atenção do público masculino para o cuidado que deve ter com a sua saúde. 

A partir desta data, diversas campanhas foram criadas com o objetivo de lembrar o homem da necessidade de ficar de olho na prevenção de diversas doenças, como por exemplo, o câncer de próstata. 

O câncer de próstata é um dos mais frequentes no nosso país. Entre os homens, é o que tem a maior incidência de norte a sul, atingindo todas as regiões. Só na época da Pandemia da Covid, no ano de 2020, 15.841 homens morreram da doença. Quando detectado no início, o câncer de próstata tem um alto percentual de chance de cura, mais de 90%, caso seja detectado no início.

“Os homens  são menos cuidadosos com a própria saúde do que as mulheres. É preciso entender de uma vez por todas que a prevenção ainda é a melhor forma de proteção para qualquer doença”, garante o Vereador Professor Célio Lupparelli que também é médico. 

Precisamos manter um estilo de vida saudável e isso passa pela alimentação que deve conter baixo teor de gordura  e ser rica em vitaminas e minerais. O ideal mesmo é reduzir ao máximo os alimentos ultraprocessados e o açúcar e aumentar a quantidade de frutas, legumes e verduras.  Também temos que tentar manter o peso corporal ideal e praticar atividade física diariamente. Não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas é básico para a manutenção da saúde. 

Mas, não devemos esquecer que após os 40 anos é fundamental realizar exames preventivos anualmente e fazer acompanhamento médico regular.

No mais, é comemorar a data da melhor forma possível! Parabéns aos homens!

“Só se constrói uma grande Nação com Educação”

Vereador Professor Célio Lupparelli

Compartilhe este artigo

SIGA CÉLIO LUPPARELLI!

Participe de nossas redes sociais

Fale agora conosco!