1. Câmara Juvenil encerra a sua primeira legislatura
Por meio de parceria entre a Câmara do Rio, o Ministério Público do Rio de Janeiro e a Fundação Getúlio Vargas, todos os 51 vereadores juvenis foram presenteados com notebooks.
O vereador Prof. Célio Lupparelli (PSD) apontou que o parlamento carioca está no caminho certo e que a formação de novos líderes é fundamental.
2. Rio + Saneamento apresenta balanço de 2023 para Comissão da Câmara
A Comissão Especial com a finalidade de fiscalizar os serviços das vencedoras do leilão da Cedae, presidida pelo vereador Prof. Célio Lupparelli (PSD), voltou a se reunir nesta sexta-feira (8).
3. Câmara do Rio aprova projeto que cria Fundação do Palácio Pedro Ernesto
No ano em que celebra o centenário da sua sede, a Câmara do Rio aprovou um projeto de lei que cria a Fundação do Palácio Pedro Ernesto. Com natureza jurídica de fundação pública de direito privado, a FUNPAPE tem como principais objetivos estimular, apoiar e promover o desenvolvimento artístico, cultural, fomentar a pesquisa e o processo tecnológico e científico aplicados à cultura, bem como a conservar o edifício histórico. O PL 2625/2023 foi aprovado em 2ª discussão e agora segue para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes.
O projeto prevê que até janeiro de 2040 toda a frota seja composta apenas por veículos elétricos. Os parlamentares ainda aprovaram proposta que determina a instalação de pontos de recarga deste tipo de veículo em estacionamentos privados de uso coletivo.
5. Comissão do Plano Diretor aprova 38% das emendas dos vereadores
Ao todo, foram apresentadas 1.236 propostas de modificações ao texto aprovado em junho.
O Plano Diretor foi aprovado em primeira discussão em junho deste ano, após a análise de 239 emendas enviadas pelo Poder Executivo.
6. Orçamento: Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Multirio apresentam projeções para 2024
A Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara do Rio retomou no dia 27/11, a rodada de reuniões para discutir o Projeto de Lei 2436/2026, que estima a receita e fixa as despesas do Poder Executivo.
Presidida pelo vereador Prof. Célio Lupparelli (PSD), a Frente Parlamentar criada para acompanhar e fiscalizar a segurança nas escolas do município, se reuniu, na quinta-feira (23/11).